quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resumo do O Povo

Atualizada às: 17/06/2010 14:10
Quatro policiais ficaram feridos em grave acidente envolvendo uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar e um microônibus, por volta das 6h40min desta quinta-feira, 17. A colisão ocorreu no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com Castro e Silva, no Centro da Capital.

Segundo testemunhas, a viatura iria atender uma ocorrência de assalto e trafegava com a sirene acionada, quando o microônibus teria avançançado a preferencial, causando a colisão contra a Hilux. No entanto, uma passageira que estava no coletivo, identificada como Fabiana Fernandes, contradisse esta versão e afirmou que foi a viatura da Polícia quem avançou o sinal vermelho, em alta velocidade, provocando o acidente.

Etufor indica que no máximo 66,48% da frota de ônibus circulou em Fortaleza nesta quinta

Relatório fechado na tarde desta quinta-feira, 17, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) aponta novamente o descumprimento dos índices mínimos de circulação de ônibus em Fortaleza determinados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) por meio de medida liminar.


Até as 14 horas desta quinta-feira, o percentual médio de ônibus que circulavam em Fortaleza era de 53,59%, segundo dados do sistema de monitoramento da Etufor. Nos horários de pico desta manhã, entre 5h e 9h, os percentuais variaram de 55,61% a 66,48%, não atingindo o percentual determinado pelo Tribunal de Justiça do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), que fixava em 70% o percentual de frota operante nestes horários.

 

Dois homens são presos acusados de realizar saidinhas bancárias na Parangaba

Dois homens acusados de realizar saidinhas bancárias no bairro Parangaba foram presos na noite desta quarta-feira, 16, por policiais da 7ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar. Foram presos Jeová Almeida Barbosa, 31, que responde por assaltos e formação de quadrilha, e Paulo Vitor Andrade dos Santos, 21.


A prisão ocorreu próximo à agência do Banco do Brasil da avenida Osório de Paiva. Com a dupla, a Polícia encontrou um revólver calibre 38 municiado. Eles foram conduzidos ao 12º Distrito Policial.

 

Tumulto, quebra-quebra e violência

Larissa Lima
larissalima@opovo.com.br
17/06/2010 02:00
Atualizada às: 17/06/2010 00:17

As defesas metálicas que costumam guardar as filas ontem serviram de barreira nos acessos ao terminal da Parangaba. “Ninguém entra, ninguém sai”, gritava a multidão que seguia qualquer ônibus que ousasse se aproximar. A circulação de veículos ficou completamente interrompida das 8 às 10 horas. Se não pelas “cercas” na entrada, os coletivos não conseguiam entrar ou sair do terminal depois de engolfados por grupos que espancavam os veículos até motoristas e passageiros descerem. Nas ruas do entorno, formavam-se fileiras de ônibus abandonados. Era o começo do nono dia de greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Fortaleza.

Entre os passageiros, o que se contava era que o movimento começara mais cedo, gerado pela insatisfação geral com os ônibus que atrasavam, passavam lotados, queimavam a parada do terminal ou simplesmente não chegavam. “Não é justo uns conseguirem ir para o trabalho e outros não”, justificava a estudante Bruna Vidal, 22. Um pouco antes das 9 horas, as “barreiras” foram retiradas e guardas municipais e policiais do Batalhão de Choque cercaram a entrada do terminal, na rua Eduardo Perdigão, para tentar desobstruir a passagem.

 

PM promove curso de direção veicular

Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br
17/06/2010 02:00
Atualizada às: 16/06/2010 23:45

Os alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar iniciaram ontem as aulas práticas de direção veicular. Os futuros policiais entraram nas Hilux e testaram os veículos na pista do Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. “A Hilux exige uma instrução específica. Tem freio ABS, airbag e é um carro pesado, com motor potente”, lembra o instrutor e coordenador da disciplina, capitão Carlo Rômulo Barreto. 


Esta é a primeira vez que uma turma do curso de formação recebe aulas práticas de direção veicular. Quando eram alunos, os policiais que hoje estão no Ronda do Quarteirão tiveram apenas aulas teóricas. “É importante a prática porque a gente vai dirigir o veículo em uma situação de emergência, o que é complicado. Tem que treinar mesmo. Até porque, de vez em quando, aparece uma notícia de acidente com viatura”, lembra um aluno que pede para não ser identificado.


Participam da aula prática os alunos que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dos 1.950 candidatos, cerca de 1.400 foram convocados. O treinamento continua hoje, 17, e segue até amanhã, 18. O instrutor fica dentro da viatura, dando as orientações. Durante o percurso, o aluno aprende a usar o câmbio automático, a reduzir a velocidade de forma repentina e a lidar com imprevistos. “A gente faz simulações, exercícios”, explica o instrutor. Cada candidato faz o percurso em cerca de sete minutos.

 

 www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário